SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2A filosofia da linguagem e suas implicações na prática docente: perspectivas wittgensteinianas para o ensino da matemáticaExplorando os saberes das professoras em torno da relação educativa: um estudo narrativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

MOURA, Rosana Silva de; HARDT, Lúcia Schneider  e  ARRIAS, Neide. Ensino, aprendizagem e formação de professores para uma EAD viva. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.481-501. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p481.

O presente estudo se propõe a discutir o ensino e aprendizagem em educação a distância no ensino superior, a partir de uma experiência em um curso de especialização lato sensu, direcionado à formação continuada de professores, desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (2013-2014). Apresentamos e analisamos a especificidade do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica tendo em vista a perspectiva de uma EAD viva, ancorada em uma base estruturante que contém três elementos, a saber: 1) a aprendizagem é a razão de ser da escola 2) a indiscutível necessidade da prática pedagógica vinculada à gestão democrática na escola, demandando o trabalho colaborativo de seus sujeitos e, 3) a prática pedagógica é também teoria, porquanto quem a exerce é o professor-intelectual. Enfrentados os preconceitos iniciais sobre este formato de educação escolar, nos perguntamos: quais os alcances e limites verificados nesta experiência? Podemos aferir que os resultados desta experiência em educação a distância, ainda em curso, têm levado os professores-alunos a pensarem suas práticas pedagógicas em suas escolas.

Palavras-chave : Ensino e Aprendizagem; Educação a Distância; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )