SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2Teachers' knowledge and educational relationship: a narrative researchOpportunities and challenges of the work and profession of school teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

MUTZ, Andresa Silva da Costa; HENNING, Paula Corrêa  and  GARRE, Bárbara Hees. A constituição do sujeito contemporâneo do consumo: um desafio para a educação ambiental. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.546-559. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p546.

O artigo identifica a constituição dos sujeitos contemporâneos do consumo como um importante desafio para a Educação Ambiental. Aponta para a emergência de uma expertise do consumo que se vale com muita eficiência das verdades estatísticas para ensinar que determinados comportamentos de consumo são aceitáveis; e outros, não. Fragmentos do documento intitulado Agenda 21, elaborado durante importante evento realizado nos anos de 1990 no Brasil, em que diversos líderes e instituições mundiais discutiram o destino do Planeta Terra, foram selecionados como material empírico da investigação. Procedeu-se a uma análise enunciativa inspirada no trabalho de Michel Foucault e seus leitores mais contemporâneos, como Rosa Fischer, Fabiana Amorim e Marisa Costa. Os resultados obtidos apontaram para o agenciamento dos sujeitos por meio do discurso do consumo consciente e consequente responsabilização dos consumidores pelo enunciado do risco ambiental, financeiro e social. O que faz dele muito mais um recurso de controle das condutas dos sujeitos, de modo a manter em funcionamento o sistema econômico em vigor, do que uma tomada de posição crítica ao modelo de consumo que tem causado prejuízos ao meio ambiente e à sociedade em geral.

Keywords : Educação; Consumo; Educação Ambiental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )