SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Explorando los saberes de las maestras en torno a la relación educativa: un estudio narrativoOportunidades y desafíos de trabajo y la enseñanza de la profesión en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

MUTZ, Andresa Silva da Costa; HENNING, Paula Corrêa  y  GARRE, Bárbara Hees. A constituição do sujeito contemporâneo do consumo: um desafio para a educação ambiental. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.546-559. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p546.

O artigo identifica a constituição dos sujeitos contemporâneos do consumo como um importante desafio para a Educação Ambiental. Aponta para a emergência de uma expertise do consumo que se vale com muita eficiência das verdades estatísticas para ensinar que determinados comportamentos de consumo são aceitáveis; e outros, não. Fragmentos do documento intitulado Agenda 21, elaborado durante importante evento realizado nos anos de 1990 no Brasil, em que diversos líderes e instituições mundiais discutiram o destino do Planeta Terra, foram selecionados como material empírico da investigação. Procedeu-se a uma análise enunciativa inspirada no trabalho de Michel Foucault e seus leitores mais contemporâneos, como Rosa Fischer, Fabiana Amorim e Marisa Costa. Os resultados obtidos apontaram para o agenciamento dos sujeitos por meio do discurso do consumo consciente e consequente responsabilização dos consumidores pelo enunciado do risco ambiental, financeiro e social. O que faz dele muito mais um recurso de controle das condutas dos sujeitos, de modo a manter em funcionamento o sistema econômico em vigor, do que uma tomada de posição crítica ao modelo de consumo que tem causado prejuízos ao meio ambiente e à sociedade em geral.

Palabras clave : Educação; Consumo; Educação Ambiental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )