SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2A constituição do sujeito contemporâneo do consumo: um desafio para a educação ambientalO professor da educação básica como formador de seus pares: possibilidades para a profissionalização docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

FERREIRA, Liliana Soares. Possibilidades e desafios do trabalho e da profissão de professoras na escola. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.560-577. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p560.

O artigo sistematiza estudo realizado com professoras de Ensino Fundamental no Sul do Brasil, buscando analisar os sentidos evidenciados em seus discursos sobre trabalho e profissão na escola. Buscou-se compreender como esses sujeitos se revelam ou não profissionais em sua condição de mulheres-professoras e como encaminham seu trabalho pedagógico na escola. Com base nesses sentidos, elaborou-se um percurso pelo qual, acredita-se, sistematizaram-se características da escola, como efetivo espaço e tempo de constituição profissional para essas mulheres, tendo como base as relações de gênero, a historicidade, as crenças, e, neste tempo e espaço, recuperam-se os sentidos e desejos que movimentam e constituem os sujeitos e o trabalho pedagógico.

Palavras-chave : Trabalho pedagógico; Profissão; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )