SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Oportunidades y desafíos de trabajo y la enseñanza de la profesión en la escuelaA atual configuração capitalista na periferia do sistema: contribuições teóricas para um debate índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

BUDIN, Clayton José  y  SARTI, Flavia Medeiros. O professor da educação básica como formador de seus pares: possibilidades para a profissionalização docente. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.578-597. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p578.

O artigo focaliza o papel e o lugar que os professores de Educação Básica desempenham e podem desempenhar na formação continuada docente, elegendo como referencial empírico Grupos de Formação (GF) organizados em uma rede municipal de ensino, nos quais professores da Educação Básica exercem o papel de formadores de seus pares. A pesquisa organizou-se por procedimentos de análise documental e entrevistas semiestruturadas com sujeitos envolvidos com os GFs. As análises realizadas destacam representações relativas à figura dos professores-formadores no que se refere à caracterização de sua atuação junto aos professores e seu papel no trabalho formativo. Evidencia-se a existência de um lugar bem definido para esses formadores, afinado com o processo de profissionalização do magistério. No entanto, os dados apontam também para certas fragilidades que se impõem à atuação desses formadores de professores, dificultando-lhes a ocupação de um lugar mais central na formação docente daquele município.

Palabras clave : Formação de Professores; Formadores de Professores; Comunidades de Aprendizagem.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )