SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2The Current Capitalist Configuration in the Periphery of the System: Theoretical contributions to a debateAgroecological Exchanges: Processes and practices of construction of agroecology and field education in the Zona da Mata region of Minas Gerais. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

MATOS, Mayara da Mota  and  IAOCHITE, Roberto Tadeu. Crenças de autoeficácia docente de pós-graduandos em Engenharia: um estudo exploratório. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.615-637. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p615.

O objetivo deste estudo foi mensurar as crenças de autoeficácia para o ensino de estudantes de pósgraduação das Engenharias, em instituições públicas localizadas no Sul e Sudeste do Brasil, bem como relacionar essas crenças com características pessoais e acadêmicas dos participantes. Especificamente, objetivou identificar quais dessas características poderiam ser associadas às crenças de autoeficácia para o ensino. 340 estudantes de pós-graduação das Engenharias responderam a um questionário sociodemográfico e à escala de autoeficácia do professor. Verificou-se que as crenças de autoeficácia para o ensino foram moderadas-altas, com pontuações mais altas para a dimensão ligada à mobilização dos alunos e mediação do processo de ensino, considerando uma pontuação média de 4.46 em uma escala de 6 pontos. Gênero, experiência de ensino, intenção de se tornar professor e senso de preparação foram as variáveis com forte associação às crenças de autoeficácia para o ensino. Implicações sobre a criação de oportunidades para o ensino durante o curso de pós-graduação foram consideradas.

Keywords : Autoeficácia Docente; Estudantes de Pós-Graduação; Engenharia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )