SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2A atual configuração capitalista na periferia do sistema: contribuições teóricas para um debateIntercâmbios agroecológicos: processos e práticas de construção da agroecologia e da Educação do Campo na zona da mata mineira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

MATOS, Mayara da Mota  y  IAOCHITE, Roberto Tadeu. Crenças de autoeficácia docente de pós-graduandos em Engenharia: um estudo exploratório. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.615-637. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p615.

O objetivo deste estudo foi mensurar as crenças de autoeficácia para o ensino de estudantes de pósgraduação das Engenharias, em instituições públicas localizadas no Sul e Sudeste do Brasil, bem como relacionar essas crenças com características pessoais e acadêmicas dos participantes. Especificamente, objetivou identificar quais dessas características poderiam ser associadas às crenças de autoeficácia para o ensino. 340 estudantes de pós-graduação das Engenharias responderam a um questionário sociodemográfico e à escala de autoeficácia do professor. Verificou-se que as crenças de autoeficácia para o ensino foram moderadas-altas, com pontuações mais altas para a dimensão ligada à mobilização dos alunos e mediação do processo de ensino, considerando uma pontuação média de 4.46 em uma escala de 6 pontos. Gênero, experiência de ensino, intenção de se tornar professor e senso de preparação foram as variáveis com forte associação às crenças de autoeficácia para o ensino. Implicações sobre a criação de oportunidades para o ensino durante o curso de pós-graduação foram consideradas.

Palabras clave : Autoeficácia Docente; Estudantes de Pós-Graduação; Engenharia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )