SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Las creencias de autoeficacia de estudiantes de posgrado en ingeniería: un estúdio exploratorioFormação e produção de conhecimento na universidade: estratégias de graduandos e pós-graduandos para a inserção no campo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

ZANELLI, Fabrício Vassalli  y  SILVA, Lourdes Helena da. Intercâmbios agroecológicos: processos e práticas de construção da agroecologia e da Educação do Campo na zona da mata mineira. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.638-657. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p638.

A Educação do Campo vem se consolidando no Brasil, nas últimas décadas, como um paradigma educacional emancipador, protagonizado pelos povos do campo. Também a agroecologia, nesse período, vem se afirmando enquanto ciência, movimento e prática em defesa do desenvolvimento de uma agricultura ecológica, com a autonomia dos sujeitos que a praticam. Na atualidade da sociedade brasileira, a Educação do Campo e a Agroecologia têm, assim, revelado nítidas convergências. São movimentos, conceitos e práticas que, compartilhando uma concepção de campo, projetam um horizonte de libertação e de transformação social; conferem centralidade ao papel exercido por seus sujeitos sociais; valorizam os conhecimentos e práticas historicamente acumulados e, dessa maneira, contrapõem-se às concepções e ideologias que estigmatizam o campo como lugar de atraso e de ausências. No presente artigo, parte integrante de uma pesquisa sobre a formação de agricultores agroecológicos, buscou-se analisar a experiência dos Intercâmbios Agroecológicos, de maneira a evidenciar alguns limites e potencialidades desta dinâmica de formação em curso na região da Zona da Mata mineira. Na realização desses propósitos, conjugaram-se os procedimentos técnicos de entrevistas semiestruturadas, grupos focais e o método de análise de conteúdo. Os resultados revelam, entre outros aspectos, a existência de um vigoroso processo de construção e socialização de conhecimentos agroecológicos, que tem fortalecido as dinâmicas sociais dos agricultores e impulsionado o desenvolvimento da Educação do Campo e da Agroecologia na região.

Palabras clave : Educação do Campo; Educação Popular; Agroecologia.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )