SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2Agroecological Exchanges: Processes and practices of construction of agroecology and field education in the Zona da Mata region of Minas Gerais.Possibilities and Limits for Continued Education at School, under the orientation of Performatic Educational Policy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

OLIVEIRA, Maísa Aparecida  and  FERNANDES, Maria Cristina Silveira Galan. Formação e produção de conhecimento na universidade: estratégias de graduandos e pós-graduandos para a inserção no campo. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.658-671. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p658.

O artigo busca compreender a formação e o processo de produção do conhecimento de estudantes da graduação e pós-graduação no contexto de intensificação da produtividade acadêmica por meio da análise de suas estratégias e ações. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma universidade pública, tem caráter qualitativo, e a análise dos dados é fundamentada em Bourdieu e em perspectivas críticas de educação. A escolha dos estudantes por atividades legitimadas pela universidade fundamenta-se na instrumentalidade do sucesso escolar. Constatou-se que as atividades de pesquisa são essenciais para a formação acadêmica, profissional e pessoal do estudante, entretanto sua prática científica tem se mostrado intensificada e produtivista, orientando-se pela mercantilização do conhecimento. A formação dos universitários é pautada pela hegemonia da sociabilidade produtiva e pela normalização do produtivismo, indicando reconhecimento da hierarquia, subsumindo-se às regras como estratégia de inserção no campo acadêmico.

Keywords : Formação Acadêmica; Produção de Conhecimento; Campo Científico.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )