SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Intercâmbios agroecológicos: processos e práticas de construção da agroecologia e da Educação do Campo na zona da mata mineiraPosibilidades y limitantes de la formación continuada en la escuela bajo la orientación de la política educativa performática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

OLIVEIRA, Maísa Aparecida  y  FERNANDES, Maria Cristina Silveira Galan. Formação e produção de conhecimento na universidade: estratégias de graduandos e pós-graduandos para a inserção no campo. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.658-671. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p658.

O artigo busca compreender a formação e o processo de produção do conhecimento de estudantes da graduação e pós-graduação no contexto de intensificação da produtividade acadêmica por meio da análise de suas estratégias e ações. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma universidade pública, tem caráter qualitativo, e a análise dos dados é fundamentada em Bourdieu e em perspectivas críticas de educação. A escolha dos estudantes por atividades legitimadas pela universidade fundamenta-se na instrumentalidade do sucesso escolar. Constatou-se que as atividades de pesquisa são essenciais para a formação acadêmica, profissional e pessoal do estudante, entretanto sua prática científica tem se mostrado intensificada e produtivista, orientando-se pela mercantilização do conhecimento. A formação dos universitários é pautada pela hegemonia da sociabilidade produtiva e pela normalização do produtivismo, indicando reconhecimento da hierarquia, subsumindo-se às regras como estratégia de inserção no campo acadêmico.

Palabras clave : Formação Acadêmica; Produção de Conhecimento; Campo Científico.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )