SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Intercâmbios agroecológicos: processos e práticas de construção da agroecologia e da Educação do Campo na zona da mata mineiraPossibilidades e limites da formação continuada na escola sob a orientação de política educativa performática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

OLIVEIRA, Maísa Aparecida  e  FERNANDES, Maria Cristina Silveira Galan. Formação e produção de conhecimento na universidade: estratégias de graduandos e pós-graduandos para a inserção no campo. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.658-671. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p658.

O artigo busca compreender a formação e o processo de produção do conhecimento de estudantes da graduação e pós-graduação no contexto de intensificação da produtividade acadêmica por meio da análise de suas estratégias e ações. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma universidade pública, tem caráter qualitativo, e a análise dos dados é fundamentada em Bourdieu e em perspectivas críticas de educação. A escolha dos estudantes por atividades legitimadas pela universidade fundamenta-se na instrumentalidade do sucesso escolar. Constatou-se que as atividades de pesquisa são essenciais para a formação acadêmica, profissional e pessoal do estudante, entretanto sua prática científica tem se mostrado intensificada e produtivista, orientando-se pela mercantilização do conhecimento. A formação dos universitários é pautada pela hegemonia da sociabilidade produtiva e pela normalização do produtivismo, indicando reconhecimento da hierarquia, subsumindo-se às regras como estratégia de inserção no campo acadêmico.

Palavras-chave : Formação Acadêmica; Produção de Conhecimento; Campo Científico.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )