SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Formação e produção de conhecimento na universidade: estratégias de graduandos e pós-graduandos para a inserção no campo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

LEITE, Vania Finholdt Angelo  y  FREUND, Cristina Spolidoro. Possibilidades e limites da formação continuada na escola sob a orientação de política educativa performática. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.2, pp.672-689. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p672.

O artigo analisa as estratégias didáticas da formação continuada utilizada por uma coordenadora pedagógica de escola municipal de primeiro segmento do Rio de Janeiro em parceria com outros educadores. A partir do diálogo com os referenciais teóricos (Ball, Libâneo, Tardif e Freire), pretende-se refletir sobre limites e possibilidades de uma formação continuada na escola que mantenha preocupação com a função social da Educação e da formação do cidadão em tempos de políticas educacionais performáticas. Os dados foram coletados em observações de reuniões, análise de documentos e entrevistas. Conclui-se que a coordenadora pedagógica buscou desenvolver uma formação continuada com ajustes secundários à política educacional performática, por já existir um trabalho coletivo, entre docentes e famílias, em torno do projeto da escola. Isso possibilitou que ela buscasse um consenso em relação aos conteúdos e como mobilizar os alunos para aprendê-los. Apresentam-se como limitações do processo de formação: o tempo previsto pela Secretaria Municipal de Educação para formação continuada, as diferentes perspectivas sobre o papel da escola e a dificuldade para estabelecer parcerias com outras instituições e/ou profissionais. Sem parcerias, a formação continuada fica restrita à realidade e aos saberes locais, perdendo os benefícios de novos e outros saberes de outros profissionais. Uma das possibilidades de superação dos limites apontados seria a busca de parceria com grupos de pesquisa de universidades.

Palabras clave : Formação de Professores; Coordenação Pedagógica; Orientação Didática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )