SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3Educational Work: possibilities for educational praxis and its dimensions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

PINA, Ana Paula Batista; MULLER, Fernanda  and  SALGADO, Marta Morgade. Um lugar na escola para a expressividade musical: etnografia sensorial em colaboração com adolescentes. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.702-721. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p702.

O presente trabalho descreve a análise de experiências musicais de adolescentes de 12 a 15 anos de idade, estudantes de uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental de um centro público de Educação Integral. A pesquisa de campo foi estruturada por meio de três oficinas, que promoveram a produção coletiva de fotografias, sons e vídeos relacionados às experiências musicais desses adolescentes. Foi composto um mosaico metodológico, que se baseou preponderantemente na etnografia sensorial. Entrevistas que incorporaram photovoice foram consideradas como componentes catalisadores de narrativas. Três categorias de análise foram construídas: a relação de adolescentes com a música, cultura de pares em interface com a cultura escolar e aprendizagem colaborativa. Por meio da promoção dessas experiências sensoriais foi possível compreender como os adolescentes se expressam e como se relacionam com seus pares.

Keywords : Adolescentes; Cultura Escolar; Etnografia Sensorial; Música.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )