SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Trabalho pedagógico: dimensões e possibilidade de práxis pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

PINA, Ana Paula Batista; MULLER, Fernanda  e  SALGADO, Marta Morgade. Um lugar na escola para a expressividade musical: etnografia sensorial em colaboração com adolescentes. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.702-721. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p702.

O presente trabalho descreve a análise de experiências musicais de adolescentes de 12 a 15 anos de idade, estudantes de uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental de um centro público de Educação Integral. A pesquisa de campo foi estruturada por meio de três oficinas, que promoveram a produção coletiva de fotografias, sons e vídeos relacionados às experiências musicais desses adolescentes. Foi composto um mosaico metodológico, que se baseou preponderantemente na etnografia sensorial. Entrevistas que incorporaram photovoice foram consideradas como componentes catalisadores de narrativas. Três categorias de análise foram construídas: a relação de adolescentes com a música, cultura de pares em interface com a cultura escolar e aprendizagem colaborativa. Por meio da promoção dessas experiências sensoriais foi possível compreender como os adolescentes se expressam e como se relacionam com seus pares.

Palavras-chave : Adolescentes; Cultura Escolar; Etnografia Sensorial; Música.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )