SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3A Place at School for Musical Expression: Sensory ethnography in collaboration with adolescentsThe women's insertion in alphabetization program: students motivations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

FUENTES, Rodrigo Cardozo  and  FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho pedagógico: dimensões e possibilidade de práxis pedagógica. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.722-737. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p722.

Este texto objetiva articular e sistematizar argumentos e elaborações de sentidos sobre trabalho pedagógico, apresentando um modelo multidimensional que, nessa perspectiva, pensa-se que pode melhor explicitar esta categoria. Partiu-se de um conceito de pedagógico como o trabalho relacionado ao campo da Pedagogia que objetiva a produção do conhecimento. Com base nesse conceito amplo, foram elaboradas subcategorias, índices e estabelecidas relações entre eles. Obteve-se, então, sentidos menores, que, articulados entre si, garantem uma reelaboração conceitual mais ampla. Esta sequência metodológica assemelha-se ao percurso de escrita deste texto: parte-se da descrição de entendimentos de trabalho pedagógico, a partir de um modelo contendo dimensões deste trabalho específico e suas articulações, e, com base nessa multidimensionalidade, apresenta-se outra, que se entende mais elaborada como conceituação de trabalho pedagógico, aproximando-o da práxis pedagógica, tendo a escola como contexto.

Keywords : Trabalho Pedagógico; Práxis Pedagógica; Escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )