SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Trabajo pedagógico: dimensiones y la posibilidad de la praxis pedagógicaPlanes Municipales de Educación metropolitanos: desafíos al acompañamiento y evaluación local índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

PEDRALLI, Rosângela  y  MARTINS, Laiana Abdala. A inserção de mulheres em programa de alfabetização: motivações discentes. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.738-756. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p738.

É objeto deste artigo compreender as motivações das mulheres inseridas em entornos grafocêntricos em relação ao processo de alfabetização formal. Norteia o estudo a seguinte questão: o que motiva as mulheres participantes deste estudo a recorrerem a uma instituição escolar a fim de participarem de um programa de alfabetização? Teoricamente, embasam este trabalho, um estudo de caso do tipo etnográfico, autores como Graff (1994), Britto (2003, 2004), Stromquist (2005), entre outros. Os resultados apontam para uma convergência apenas parcial entre os propósitos desses programas e tais motivações.

Palabras clave : Alfabetização; Educação de Jovens e Adultos; Motivações.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )