SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Trabalho pedagógico: dimensões e possibilidade de práxis pedagógicaPlanos Municipais de Educação metropolitanos: desafios ao acompanhamento e avaliação local índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

PEDRALLI, Rosângela  e  MARTINS, Laiana Abdala. A inserção de mulheres em programa de alfabetização: motivações discentes. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.738-756. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p738.

É objeto deste artigo compreender as motivações das mulheres inseridas em entornos grafocêntricos em relação ao processo de alfabetização formal. Norteia o estudo a seguinte questão: o que motiva as mulheres participantes deste estudo a recorrerem a uma instituição escolar a fim de participarem de um programa de alfabetização? Teoricamente, embasam este trabalho, um estudo de caso do tipo etnográfico, autores como Graff (1994), Britto (2003, 2004), Stromquist (2005), entre outros. Os resultados apontam para uma convergência apenas parcial entre os propósitos desses programas e tais motivações.

Palavras-chave : Alfabetização; Educação de Jovens e Adultos; Motivações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )