SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Planes Municipales de Educación metropolitanos: desafíos al acompañamiento y evaluación localBreve ensayo sobre el tiempo, el sujeto y los modos de ver la historia: Foucault y Cortázar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

ZABOROSKI, Ana Paula; OLIVEIRA, Jáima Pinheiro  y  LIRA, Aliandra Cristina Mesomo. Concepções de professoras sobre suas práticas pedagógicas utilizando o tipo textual narrativo antes e após um programa de intervenção metatextual. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.784-802. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p784.

Este artigo teve como objetivo identificar, na concepção das professoras, suas práticas pedagógicas desenvolvidas com o tipo textual narrativo antes e após um programa de intervenção metatextual. Participaram do estudo duas professoras e 27 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas municipais do interior do estado do Paraná. A pesquisa colaborativa e propositiva foi composta por cinco etapas: a) investigação de práticas pedagógicas das professoras utilizando o tipo textual narrativo; b) avaliação do esquema de narrativa escrita pelos alunos; c) realização de encontros com as professoras para estudo do tema e de uma proposta de intervenção; d) intervenção na prática pedagógica voltada à produção de narrativas escritas pelos alunos; e) avaliação do esquema de narrativa escrita pelos alunos e da prática pedagógica proposta. A coleta de dados consistiu em entrevistas semiestruturadas e individuais realizadas com as professoras. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio de seus conteúdos, estabelecendo-se categorias temáticas. Os resultados indicaram que a ausência de domínio da estrutura e da organização do tipo textual narrativo interferia no planejamento das estratégias pedagógicas. As práticas pedagógicas desenvolvidas eram voltadas ao uso da linguagem, enfatizando os aspectos normativos da gramática. Após o desenvolvimento do programa, as práticas direcionaram seu foco para a reflexão sobre a língua e a linguagem, abrangendo instruções explícitas sobre a produção do tipo textual narrativo. Concluímos que uma intervenção educacional planejada e breve favorece a prática pedagógica voltada para a produção de narrativas escritas mais elaboradas e completas pelos alunos.

Palabras clave : Aprendizagem da Escrita; Prática Pedagógica; Assessoria às Escolas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )