SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Concepciones de profesoras sobre sus prácticas pedagógicas utilizando el tipo textual narrativo antes y después de un programa de intervención metatextualL’identité de Genre en Classe: l'utilisation du cinéma dans la lutte contre l'homophobie dans les écoles de Brasília - DF índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

PASTORIZA, Bruno  y  PINO, José Claudio Del. Breve ensaio sobre o tempo, o sujeito e os modos de olhar para a história: Foucault e Cortázar. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.803-816. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p803.

Pautado na literatura fantástica de Julio Cortázar e na proposta de história efetiva de Michel Foucault, este ensaio busca trazer um modo diferente de pensarmos as relações entre o sujeito e o tempo da história como elementos dos estudos em Educação. Iniciando com um conto cortazariano, evidencia-se a possibilidade de outro modo de ler o tempo no qual o conto se desdobra, bem como o próprio sujeito nele constituído. A partir dessas relações, articulam-se as propostas foucaultianas de afastamento dos duplos referentes ao sujeito e da concepção de tempo como motor da história. Ambos os autores são utilizados então para problematizar o campo das pesquisas em Educação e seus modos de compreender o tempo e o sujeito, que, pelo olhar desses dois autores, podem ser reconstruídos.

Palabras clave : Literatura; Educação; Saber.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )