SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3A brief essay on time, subject and the ways of looking at history: Foucault and CortázarBetween training paths and learning communities: a study of curriculum policies for comprehensive education in Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

SILVA, Edlene Oliveira. Identidades de Gênero em Classe: o uso do cinema no combate à homofobia nas escolas de Brasília - DF. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.817-837. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p817.

Tradicionalmente, o cinema é um espaço de veiculação de imagens negativas sobre a homossexualidade e de reforço dos estereótipos e preconceitos de identidades sexuais e de gênero não heteronormativas. Todavia, por seu alcance global, o cinema pode ser utilizado como meio privilegiado no enfrentamento da homofobia e nas discussões sobre a homossexualidade na escola. Este artigo trata da análise de uma intervenção pedagógica em uma escola pública de ensino fundamental no Distrito Federal, a partir da exibição do curta-metragem “Eu não quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro (2010). Neste trabalho, buscamos compreender os imaginários e as práticas sociais que informam as representações sociais dos alunos sobre relações de gênero e homossexualidade em três etapas: realização de uma roda de conversa com os estudantes, leitura coletiva de textos sobre gênero e sexualidade e a passagem do filme. Na investigação, foi possível identificar saberes docentes adequados ao tratamento da temática durante as atividades propostas no uso da película e as concepções de gênero e de homossexualidade ora conservadoras, ora transgressoras que marcam os discursos dos alunos.

Keywords : Homossexualidade; Cinema Educativo; Representação Social.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )