SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Breve ensayo sobre el tiempo, el sujeto y los modos de ver la historia: Foucault y CortázarEntre trayectorias formativas e comunidades de aprendizaje: un estudio de las políticas curriculares para la educación integral en el Sur de Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

SILVA, Edlene Oliveira. Identidades de Gênero em Classe: o uso do cinema no combate à homofobia nas escolas de Brasília - DF. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.817-837. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p817.

Tradicionalmente, o cinema é um espaço de veiculação de imagens negativas sobre a homossexualidade e de reforço dos estereótipos e preconceitos de identidades sexuais e de gênero não heteronormativas. Todavia, por seu alcance global, o cinema pode ser utilizado como meio privilegiado no enfrentamento da homofobia e nas discussões sobre a homossexualidade na escola. Este artigo trata da análise de uma intervenção pedagógica em uma escola pública de ensino fundamental no Distrito Federal, a partir da exibição do curta-metragem “Eu não quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro (2010). Neste trabalho, buscamos compreender os imaginários e as práticas sociais que informam as representações sociais dos alunos sobre relações de gênero e homossexualidade em três etapas: realização de uma roda de conversa com os estudantes, leitura coletiva de textos sobre gênero e sexualidade e a passagem do filme. Na investigação, foi possível identificar saberes docentes adequados ao tratamento da temática durante as atividades propostas no uso da película e as concepções de gênero e de homossexualidade ora conservadoras, ora transgressoras que marcam os discursos dos alunos.

Palabras clave : Homossexualidade; Cinema Educativo; Representação Social.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )