SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3L’identité de Genre en Classe: l'utilisation du cinéma dans la lutte contre l'homophobie dans les écoles de Brasília - DFProducción del conocimento sobre las instuciones especializadas para las personas com discapacidad intelectual (1996-2015) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

SILVA, Roberto Rafael Dias. Entre percursos formativos e comunidades de aprendentes: políticas curriculares para a educação integral no Brasil. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.838-858. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p838.

O presente artigo examina os regimes de implementação das políticas curriculares de ampliação da jornada escolar desenvolvidas nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Ao inscrever-se no campo dos Estudos Curriculares, procurou-se compreender seus processos de seleção e organização do conhecimento escolar. As políticas examinadas são implementadas a partir de duas noções distintas e complementares, quais sejam: percursos formativos e comunidades de aprendentes. Constatou-se, através de uma análise textual dos documentos curriculares orientadores das referidas políticas, uma significativa preocupação com os processos de seleção dos conhecimentos escolares a serem ensinados; todavia, ainda se notaram algumas dificuldades para indicar os critérios orientadores para as referidas escolhas, bem como as racionalidades pedagógicas que justificam sua implementação.

Palabras clave : Políticas Curriculares; Educação Integral; Conhecimento Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )