SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3A bolsa permanência nas políticas de educação superior: assistência estudantil na UFMSLicenciatura em Educação do Campo na UFT: perspectivas e desafios na construção de um curso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

PIZARRO, Mariana Vaitiekunas; BARROS, Regina Célia dos Santos Nunes  e  SILVA, Marli Aparecida Bartholomae da. Formação continuada de professores dos anos iniciais: “Seminário de Boas Práticas” como proposta de formação e integração docente. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.937-950. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p937.

Muitos são os estudos que apontam desafios, demandas e necessidades na busca pelo aprimoramento da formação de professores. Buscando romper com a visão de professor que “reproduz sempre as mesmas práticas”, o presente estudo objetiva conhecer o posicionamento dos professores sobre uma proposta de formação na escola através da socialização de práticas pedagógicas consideradas bemsucedidas pelos docentes denominada “Seminário de Boas Práticas”, bem como avaliar o alcance dessa situação como proposta de formação continuada. A pesquisa, de caráter qualitativo, fez uso de questionários semiestruturados para mapear as percepções dos professores em relação a esta proposta formativa. Os resultados destacam a importância de qualificar o fazer docente para que não se resuma a um fazer destituído de finalidade e crítica, valorizando as ideias dos professores, tendo em vista legitimar os saberes docentes e refinar suas práticas, superando a compreensão do professor como mero executor de tarefas.

Palavras-chave : Formação de Professores; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Formação Continuada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )