SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3Continuing education of teachers in the early years: "Good Practices Seminar" as a proposal for teacher education and integrationPedagogy and Pedagogues in Non-School Spaces: Notes from a summary of empirical research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

GOMES, Darlene Araújo; VIZOLLI, Idemar  and  SANTOS, Jocyléia Santana dos. Licenciatura em Educação do Campo na UFT: perspectivas e desafios na construção de um curso. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.951-977. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p951.

Socializamos uma pesquisa sobre a Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Analisamos os processos de implantação em seus aspectos políticos e pedagógicos. Debatemos sobre o protagonismo dos movimentos sociais nas lutas pelo direito à educação e nas questões direcionadas às políticas de Educação Superior para o meio rural no Brasil. No percurso metodológico, inspiramo-nos na História Oral, na perspectiva da abordagem qualitativa. Entrevistamos docentes que vivenciam o processo de implantação do curso na UFT, para apreender as expectativas e construções empreendidas na materialização da Licenciatura. A fundamentação teórica deste estudo se deu mediante o diálogo com diversos teóricos como: Caldart, Santos, Molina, Arroyo, Silva, Alberti. Discorremos sobre a Pedagogia da Alternância como referência para a alternância pretendida para a Licenciatura em Educação do Campo, assim como as proposituras para a sua efetivação. Depreendemos que a implantação da Licenciatura em Educação do Campo configura uma conquista para a população que vive no e do campo e encontra-se em processo de construção, que demanda, por parte dos seus executores, novas posturas em frente aos conflitos e enfrentamentos para a sua efetiva materialização.

Keywords : Licenciatura; Educação do Campo; Alternância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )