SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3Licenciature in rural education at UFT: perspectives and challenges in a course constructionDoes Daily Life in School Express Everyday life? Ontological approaches in debate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Sobre pedagogia e pedagogos em espaços não escolares: apontamentos desde uma síntese de investigação empírica. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.978-995. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p978.

O texto apresenta apontamentos sobre a síntese de um estudo que consistiu em abordar a formação do pedagogo no âmbito da Educação não Escolar (ENE) em relação ao significado epistemológico da Pedagogia e aos saberes e habilidades profissionais necessários à prática pedagógica não escolar. O método do estudo foi desencadeado em duas fases: 1) análise de conteúdo de Projetos Pedagógicos de 20 cursos de Pedagogia do Brasil (PPC); 2) análise de dados coletados junto a 38 pedagogos que atuam ou atuaram em espaços de ENE. O expediente científico da pesquisa apontou que o conteúdo relativo à ENE nos PPCs apresenta características de dispersão, profusão, falta de especificidade, desarticulação no que tange ao contexto geral dos objetivos e organização curricular dos cursos de Pedagogia e é pouco contemplado em disciplinas e eixos/dimensões formativas. Em contraposição, a abordagem de saberes e habilidades profissionais a partir dos dados coletados junto aos pedagogos aponta a demanda, durante a formação inicial, de que esses sujeitos participem de experiências de socialização e construção de saber que delineiem um perfil formativo mais substancial, pautado por uma concepção ampla sobre a profissão pedagógica.

Keywords : Pedagogia; Educação não Escolar; Formação de Pedagogos; Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )