SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Sobre pedagogia e pedagogos em espaços não escolares: apontamentos desde uma síntese de investigação empírica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

TORRIGLIA, Patricia Laura  e  CISNE, Margareth Feiten. A vida cotidiana da escola expressa um cotidiano? Aproximações ontológicas em debate. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.996-1013. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p996.

O presente texto, de natureza teórico conceitual, discute, a partir da ontologia crítica, a produção de conhecimento, os processos de conhecer, ensinar e aprender, bem como as bases ontológicas que consolidam tais processos. A partir de nossos estudos baseados na perspectiva do materialismo histórico-dialético - Lukács, Rubinstein Sheptulin e Heller - e do trabalho de formação que viemos desenvolvendo junto ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Critica - GEPOC, defendemos como premissa preliminar a preexistência do mundo objetivo independente de nossa consciência, o que implica considerá-lo como possuidor de uma base material que o sustenta e permite, por meio dessa materialidade, que é processual e histórica, estabelecer um conhecimento objetivo sobre si, isto é, uma inteligibilidade do mundo. Nesta direção, em um primeiro momento, abordaremos algumas questões sobre o conhecimento e seu processo de apropriação a partir da base supracitada. Posteriormente, aprofundaremos o conceito de cotidiano escolar e de vida cotidiana, seus conteúdos e sua forma de transmissão e apropriação de conhecimentos, e a relação com a didática. Finalizaremos apresentando questões que nos possibilitem novas investigações.

Palavras-chave : Vida Cotidiana; Apropriação do Conhecimento; Ontologia Crítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )