SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4Considerações sobre a passagem da República de Platão que trata da Mousikf (11, 376 d9- 111,403 c8) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

KUHNEN, Tânia Aparecida. Ensino de filosofia e a constituição da identidade individual: formação, autonomia e gênero. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.1026-1044. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1026.

O presente artigo investiga a contribuição das aulas de filosofia no Ensino Médio para a formação dos educandos como sujeitos em processo de construção de uma identidade individual. A filosofia no Ensino Médio contribui para formar sujeitos conscientes de si no espaço e no tempo, capazes de refletir criticamente sobre o contexto social no qual estão inseridos, bem como sobre as expectativas em termos de papéis fixos de gênero impostos de fora para dentro. Nesse sentido, a especificidade do saber filosófico como um exercício de pensar criticamente por meio da criação de conceitos oportuniza uma formação individual mais autêntica e autônoma. Isso justifica também a presença da filosofia como uma disciplina no Ensino Médio. A vivência pessoal do gênero é elemento central na formação da identidade, por isso, é fundamental debater esse tema junto aos alunos. Defende-se a importância de abordar questões de gênero na aula de filosofia, uma vez que se trata de uma vivência dos alunos que pode ser problematizada a fim de desnaturalizar os processos de performatividade do gênero e perceber as desigualdades que perpassam essa categoria social. Com isso, os alunos podem constituir uma identidade individual consciente e crítica da posição social que seu gênero ocupa no meio social.

Palabras clave : Formação; Gênero; Identidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )