SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4On Plato’s Republic II, 376d9 - III, 403c8Cerletti reader Montaigne: the teaching philosophy as a stimulus to the question author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

VOLOSKI, Gilson Luís. Contribuições do ensaio como experiência formadora do estagiário em filosofia. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.1063-1075. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1063.

O texto reflete sobre as contribuições do ensaio como expenencia formadora do estagiário no ensino de filosofia. Objetiva destacar suas potencialidades na relação teoria e prática como formação para a autonomia docente. A reflexão tem por referência concreta a experiência de acompanhamento de estágios pelo autor, como professor orientador, em escolas da cidade de Florianópolis. Com base nas contribuições conceituais de Theodor Adorno, apresenta-se a modalidade ensaio como abordagem pedagógica crítica orientadora à prática de ensino e, ao mesmo tempo, como exercício de elaboração textual sobre a experiência de ensinar. A sistematização escrita como atividade conceitual reflexiva sobre a prática pedagógica é processo de autoconhecimento. É nessa atividade de pensar a própria ação que o estagiário também se autoforma como docente.

Keywords : Ensaio; Experiência; Estágio em Filosofia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )