SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4Considerações sobre a passagem da República de Platão que trata da Mousikf (11, 376 d9- 111,403 c8)Cerletti lector de Montaigne: la enseñanza de la filosofía como estímulo a la pregunta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

VOLOSKI, Gilson Luís. Contribuições do ensaio como experiência formadora do estagiário em filosofia. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.1063-1075. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1063.

O texto reflete sobre as contribuições do ensaio como expenencia formadora do estagiário no ensino de filosofia. Objetiva destacar suas potencialidades na relação teoria e prática como formação para a autonomia docente. A reflexão tem por referência concreta a experiência de acompanhamento de estágios pelo autor, como professor orientador, em escolas da cidade de Florianópolis. Com base nas contribuições conceituais de Theodor Adorno, apresenta-se a modalidade ensaio como abordagem pedagógica crítica orientadora à prática de ensino e, ao mesmo tempo, como exercício de elaboração textual sobre a experiência de ensinar. A sistematização escrita como atividade conceitual reflexiva sobre a prática pedagógica é processo de autoconhecimento. É nessa atividade de pensar a própria ação que o estagiário também se autoforma como docente.

Palabras clave : Ensaio; Experiência; Estágio em Filosofia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )