SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4Essay’s contributions as an instructional practice for the philosophy’s teaching traineeIntentionality, ethology and education: the approaches between John Stuart Mill and Franz Brentano author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

COELHO, Cleber Duarte. Cerletti leitor de Montaigne: o ensino de filosofia como estímulo à pergunta. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.1076-1088. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1076.

Este texto objetiva apresentar algumas reflexões oriundas da prática de ensino na disciplina de Filosofia no Ensino Médio, bem como a experiência docente na disciplina Seminário de Ensino de Filosofia no curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina. Além disso, estabelecem-se algumas digressões sobre aquilo que se entende ser uma falsa dicotomia: formação para pesquisa versus formação para a docência. Sendo assim, apresenta-se Montaigne e Cerletti como incentivadores de uma pedagogia da pergunta, buscando ir além de uma experiência docente voltada para a mera reprodução técnica de conteúdos. Desse modo, entende-se que é preciso superar a exigência acrítica dos conteúdos filosóficos por parte dos alunos, sendo fundamental estimulá-los à formulação de perguntas e construção de uma postura reflexiva.

Keywords : Filosofia; Ensino; Pergunta.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )