SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4Contribuições do ensaio como experiência formadora do estagiário em filosofiaO projeto de fundação da ciência da educação: convergências entre Franz Brentano e John Stuart Mill índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

COELHO, Cleber Duarte. Cerletti leitor de Montaigne: o ensino de filosofia como estímulo à pergunta. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.1076-1088. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1076.

Este texto objetiva apresentar algumas reflexões oriundas da prática de ensino na disciplina de Filosofia no Ensino Médio, bem como a experiência docente na disciplina Seminário de Ensino de Filosofia no curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina. Além disso, estabelecem-se algumas digressões sobre aquilo que se entende ser uma falsa dicotomia: formação para pesquisa versus formação para a docência. Sendo assim, apresenta-se Montaigne e Cerletti como incentivadores de uma pedagogia da pergunta, buscando ir além de uma experiência docente voltada para a mera reprodução técnica de conteúdos. Desse modo, entende-se que é preciso superar a exigência acrítica dos conteúdos filosóficos por parte dos alunos, sendo fundamental estimulá-los à formulação de perguntas e construção de uma postura reflexiva.

Palavras-chave : Filosofia; Ensino; Pergunta.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )