SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4Intentionality, ethology and education: the approaches between John Stuart Mill and Franz BrentanoThe issue of bad taste, between aesthetic judgment and "guilty" pleasures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

PRATES, Marcelo  and  PERSEGUEIRO, Antonio Carlos. Avaliação formal em filosofia: considerações dirigidas ao ensino médio. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.1109-1124. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1109.

O texto aborda a avaliação formal e discute a retomada de sentido junto à elaboração e operacionalização desta atividade. Foca-se na Disciplina de Filosofia, ofertada no Ensino Médio (Educação Geral e Médio Profissionalizante) e sinaliza a condição de maior proximidade entre Conteúdos Programáticos e alunos(as). Para tanto, busca enaltecer o diálogo e a mediação, capacidades indeléveis ao docente, direcionando-as às atividades avaliativas. Assim procedendo, considerada a obrigatoriedade das referidas nesta e em demais fases da educação escolar, de que modo o docente poderá cultivar e, constantemente, atualizar o sentido das avaliações formais, sobretudo nas etapas de preparação e aplicação? No intuito de oferecer uma resposta propositiva, recorrer-se-á, de forma específica, às Orientações Curriculares Nacionais, na parte destinada à Filosofia. No entanto, para não incorrer em enunciações gerais, ou que fujam à questão, conjugar­ se-ão os apontamentos decorrentes às Diretrizes Curriculares da Educação Básica/SEED-PR. Por meio da presente convergência, serão auferidos contributos voltados ao equacionamento de demandas originadas no campo avaliativo, incontornáveis ao(as) graduandos(as) e egressos das Licenciaturas em Filosofia.

Keywords : Avaliação Formal; Filosofia; Ensino Médio.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )