SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4Reflexões sobre a câmara mirim e o brinquedo improfanável índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

SILVA, Anilde Tombolato Tavares da  e  BUENO, Sinésio Ferraz. Indústria cultural e mercantilização da cultura como projeto de semiformação na educação da infância moderna. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.1164-1181. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1164.

O presente artigo se propõe delinear o caminho da reflexão adomiana sobre a Indústria Cultural, mercantilização da cultura e semiformação, por meio da revisão de literatura e apoio do referencial teórico metodológico da Teoria Crítica da Sociedade e, a partir daí, estabelecer uma reflexão acerca da importância do processo de formação cultural como projeto de emancipação do indivíduo. Nesse sentido, considera-se relevante pensar a maneira como a cultura toma-se veículo de semiformação ao invés de condutor para a emancipação na educação da infância moderna. Procura-se evidenciar que o indivíduo é estimulado a pensar-se como ser singular e livre, mas que constrói a partir da mercantilização dos bens culturais um espírito míope que o condiciona ao isolamento de si para si no mundo, mediante o princípio da conformidade.

Palavras-chave : Indústria Cultural; Teoria Crítica; Semiformação; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )