SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4Industria cultural y la mercantilización de la cultura y los proyectos de la semi formación en la educación de la infancia modernaEducación y prácticas contemporáneas de visualidad: lo que significa, al final, enseñar con la cultura visual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

CECHINEL, André  y  MUELLER, Rafael Rodrigo. Reflexões sobre a câmara mirim e o brinquedo improfanável. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.1182-1195. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1182.

O presente ensaio propõe-se a discutir a Câmara Mirim - projeto educativo brasileiro por meio do qual as crianças, após processo seletivo escolar, são convidadas a desempenhar papel político semelhante ao dos deputados na formulação de leis - como proposta que, em vez de ouvir a política característica da infância, estranha e inapreensível, acaba por lhe impor uma forma de intervenção adultocêntrica e, dessa forma, silenciadora. Para tanto, o texto divide-se em duas etapas: primeiro, discute-se a relação entre infância, brincadeira e profanação, para, a seguir, abordar-se o vínculo entre as escolas e a Câmara Mirim como exemplo de submissão do processo educativo a demandas do mundo adulto. Em resumo, se a política da infância interpela a vida adulta sob o ponto de vista da diferença, a estetização da política, tal como praticada pela Câmara Mirim, insere as crianças num mundo ao mesmo tempo previsível e como que inevitável.

Palabras clave : Infância; Brincadeira; Profanação; Câmara Mirim.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )