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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

SALBEGO, Juliana Zanini  e  CHARREU, Leonardo Verde. Educação e práticas contemporâneas de visualidade: o que significa, afinal, ensinar pela cultura visual. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.1196-1214. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1196.

O presente texto tem por objetivo continuar uma discussão sobre as relações possíveis entre os campos da educação e da cultura visual, sugerindo um viés que sistematize uma espécie de epistemologia da cultura visual. Para isso, utilizamos como eixo argumentativo a ideia de um ensino pela cultural visual, em oposição ao que seria um ensino da cultura visual, construindo, a partir deste termo, três enunciados: de que a cultura visual é um campo transdisciplinar e, portanto, não pode ser ensinado como um conjunto fechado de conteúdos; que a cultura visual pode ser entendida como um tipo de estratégia para interligar os conteúdos da escola ao cotidiano extraescolar dos alunos; por fim, um manifesto em defesa de uma educação pela cultura visual. Para embasar tais discussões e proposições, lançamos mão das perspectivas teóricas de autores como Hemández (2000, 2005, 2007); Freedman (2006); Mirzoeff (2003); Eisner (2008); dentre outros.

Palavras-chave : Educação; Cultura Visual; Imagem; Visualidade.

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