SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4Education and contemporary practices of visuality: what it means, after all, to teach by visual cultureComplexity and formative experiences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

SOUSA, Sidinei de Oliveira; TERCARIOL, Adriana Aparecida Lima  and  GITAHY, Raquel Rosan Christino. Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo: construção de conceitos e habilidades didáticas. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.1215-1239. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1215.

Esse artigo objetiva investigar de que maneira as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são integradas às práticas pedagógicas a partir da teoria do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge). Participaram desta pesquisa 44 estudantes matriculados em uma disciplina de "Introdução à Computação" ofertada no curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Estadual. Para o levantamento dos dados, foram consideradas as interações ocorridas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e na rede social Facebook, além dos relatórios e materiais produzidos pelos estudantes e os questionários de autoavaliação de desempenho. Os dados coletados evidenciaram que o TPACK como referencial teórico para abordar os conteúdos, combinado com uma abordagem metodológica ativa (Blended Online POPBL), permitiu aos estudantes, futuros professores, aprimorar a compreensão do modo como se desenvolvem as práticas pedagógicas de um professor, com conhecimentos na utilização das tecnologias articuladas com seu domínio curricular.

Keywords : TPACK; PCK; Formação Inicial de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )