SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4Conocimiento pedagógico tecnológico del contenido: la construcción de los conceptos y habilidades docentes¿El juego con reglas puede ser instrumento para modificar el fracaso escolar? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

STRIEDER, Roque; LAGO, Clenio  y  EIDT, Paulino. Complexidade e experiências formativas. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.1240-1259. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1240.

A contemporaneidade se caracteriza pela instabilidade e pela diversidade, colocando em questão certezas e verdades propostas na modernidade. Reconhecemos que a realidade das coisas e dos fenômenos se efetiva como um tecido de acontecimentos, ações, interações, retroações e acasos. Essa diferente moldura alarga a necessidade de revisão dos alicerces epistemológicos que sustentam as práticas educacionais e lhes dão sentido. O pensamento complexo é uma opção alternativa por atuar como contraponto à ciência clássica e sua lógica reducionista e de compartimentalização dos conhecimentos, bem como por responder aos desafios epistemológicos e educacionais contemporâneos. Ele visa associar diversas áreas e formas de conhecimento, sem, no entanto, fundi-las, distinguindo sem separar as diversas disciplinas e instâncias das realidades. O estudo, baseado em referenciais teóricos, evidencia a relevância das abordagens complexas como suporte de experiências formativas porque também capazes de produzir complexidades nas reflexões sobre problemáticas educacionais. Concluímos que as possibilidades formativas a partir da complexidade potencializam a ressignificação da concepção de ser humano e a compreensão de sua singularidade na interdependência; o entendimento de que ações pedagógicas e educativas são uma constante interrogação sobre as possibilidades de conhecer o conhecimento e de ressignificar o aprender, para muito além de conhecer suas funções e finalidades utilitaristas; e, como possibilidade formativa, nos coloca na trilha da responsabilidade, não como algo eventual, mas presente e indicativa da liberdade para escolher ficar ou ir além.

Palabras clave : Educação; Complexidade; Experiências Formativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )