SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo: construção de conceitos e habilidades didáticasO jogo com regras pode ser instrumento para modificar o fracasso escolar? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

STRIEDER, Roque; LAGO, Clenio  e  EIDT, Paulino. Complexidade e experiências formativas. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.1240-1259. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1240.

A contemporaneidade se caracteriza pela instabilidade e pela diversidade, colocando em questão certezas e verdades propostas na modernidade. Reconhecemos que a realidade das coisas e dos fenômenos se efetiva como um tecido de acontecimentos, ações, interações, retroações e acasos. Essa diferente moldura alarga a necessidade de revisão dos alicerces epistemológicos que sustentam as práticas educacionais e lhes dão sentido. O pensamento complexo é uma opção alternativa por atuar como contraponto à ciência clássica e sua lógica reducionista e de compartimentalização dos conhecimentos, bem como por responder aos desafios epistemológicos e educacionais contemporâneos. Ele visa associar diversas áreas e formas de conhecimento, sem, no entanto, fundi-las, distinguindo sem separar as diversas disciplinas e instâncias das realidades. O estudo, baseado em referenciais teóricos, evidencia a relevância das abordagens complexas como suporte de experiências formativas porque também capazes de produzir complexidades nas reflexões sobre problemáticas educacionais. Concluímos que as possibilidades formativas a partir da complexidade potencializam a ressignificação da concepção de ser humano e a compreensão de sua singularidade na interdependência; o entendimento de que ações pedagógicas e educativas são uma constante interrogação sobre as possibilidades de conhecer o conhecimento e de ressignificar o aprender, para muito além de conhecer suas funções e finalidades utilitaristas; e, como possibilidade formativa, nos coloca na trilha da responsabilidade, não como algo eventual, mas presente e indicativa da liberdade para escolher ficar ou ir além.

Palavras-chave : Educação; Complexidade; Experiências Formativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )