SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4Complexidade e experiências formativasA multidimensionalidade do conceito da violência: elementos para o debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

PINHEIRO, Silva Nara Siqueira  e  COUTO, Maria Laura Oliveira. O jogo com regras pode ser instrumento para modificar o fracasso escolar?. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.1260-1276. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1260.

Este trabalho apresenta uma das três intervenções efetivadas na pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar se o jogo com regras explícitas influencia o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (FPS) de alunos com história de fracasso escolar no ensino fundamental. Ancora-se na psicologia histórico-cultural. A pesquisa adota o método genético-experimental e consiste em uma intervenção, por meio dos jogos de memória, cara a cara e damas, realizada com um aluno de 11 anos que estava repetindo o 3° ano do ensino fundamental. Os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas com a família, professores e alunos; boletim escolar; observação e avaliação assistida dos testes WISC 111 e TDE junto ao aluno. As análises dos dados foram microgenética e temática. Os resultados indicam que a intervenção gerou desenvolvimento das FPS e mudanças no rendimento escolar. Conclui-se que o jogo foi um mediador eficiente entre a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno.

Palavras-chave : Fracasso Escolar; Jogo; Psicologia Histórico-Cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )