SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4The game whith rules can be an instrument to modify the school failure?Youth, work and school in precarious territories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

LOURENCO, Arlindo da Silva  and  CANDIDO, Renata Marcílio. A multidimensionalidade do conceito da violência: elementos para o debate. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.1277-1295. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1277.

A multiplicidade de tratamento das questões sociais emergentes atuais é infinita; diversas possibilidades de análise de encaminhamentos teóricos são possíveis para variadas questões, a partir de distintos estudiosos. Considerando tais possibilidades, pretende-se, neste ensaio, problematizar o conceito de violência, utilizando para isso teóricos das áreas da psicologia, da psicanálise, da sociologia e da educação. Mais do que propor alternativas para a superação do fenômeno violência, almeja-se evidenciá-lo em sua perspectiva complexa e multifacetada, indicando o processo educacional no seu compromisso de humanização como possibilidade de emancipação da razão e de superação das ações humanas consideradas violentas neste mundo já tão fragmentado, cujas relações sociais encontram-se tão reificadas.

Keywords : Violência; Violência na Escola; Reflexão; Civilização e Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )