SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4O jogo com regras pode ser instrumento para modificar o fracasso escolar?Juventude, trabalho e escola em territórios de precaridade social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

LOURENCO, Arlindo da Silva  e  CANDIDO, Renata Marcílio. A multidimensionalidade do conceito da violência: elementos para o debate. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.1277-1295. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1277.

A multiplicidade de tratamento das questões sociais emergentes atuais é infinita; diversas possibilidades de análise de encaminhamentos teóricos são possíveis para variadas questões, a partir de distintos estudiosos. Considerando tais possibilidades, pretende-se, neste ensaio, problematizar o conceito de violência, utilizando para isso teóricos das áreas da psicologia, da psicanálise, da sociologia e da educação. Mais do que propor alternativas para a superação do fenômeno violência, almeja-se evidenciá-lo em sua perspectiva complexa e multifacetada, indicando o processo educacional no seu compromisso de humanização como possibilidade de emancipação da razão e de superação das ações humanas consideradas violentas neste mundo já tão fragmentado, cujas relações sociais encontram-se tão reificadas.

Palavras-chave : Violência; Violência na Escola; Reflexão; Civilização e Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )