SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Cuando las imágenes reemplazan las palabras: la colección “Imágenes que cuentan”, de la editorial Pato Lógico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

GONZALEZ, Isabel Mocifio. Memória e história no álbum ilustrado: relações dialógicas entre texto e imagens. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.15-34. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp15.

Imersos numa sociedade dominada pela imagem, nos últimos anos, proliferaram álbuns ilustrados cujas temáticas, durante muito tempo, foram consideradas tabu, como as guerras, os conflitos e a morte. O objetivo deste trabalho é analisar a forma como se apresentam estas temáticas à infancia e à juventude actual, assim como ao leitor adulto. Esta abordagem far-se-á a partir dos álbuns ilustrados: Fumo (2008), de Antón Fortes e Joanna Concejo; e O Princípio (2012), de Paula Carballeira e Sonja Danowski. Consideramos que estas obras se constituem como propostas significativas pelas perspectivas adoptadas acerca das temáticas que tratam, bem como pela exigência de um leitor activo face à leitura visual que apresentam, um leitor que tem de ser capaz de interpretar as mensagens e as múltiplas conexões que se estabelecem entre o texto e a imagem, assim como as relações dialógicas que propiciam diferentes níveis de leitura. Adopta-se uma perspetiva comparativa a partir da qual se procura analisar como se constrói e se comunica o conhecimento do passado, que elementos contribuem para uma visão crítica da temática abordada e quais as principais estratégias autorais que caracterizam a leitura visual e textual. Estas leituras se assentam fundamentalmente na polissemia, na referencialidade externa, na função poética, na alteridade e num marco semântico que focaliza e delimita o campo da reflexão e da leitura interior. Por tudo isto, em ambas as obras, as palavras e as imagens possuem o valor de contribuir para a (re)criação da memória colectiva através de experiências particulares e de testemunhos que denunciam as atrocidades que marcaram o devir da História recente da humanidade, c.ja existência é preciso dar a conhecer à infância e à juventude para fomentar uma cultura da paz.

Palabras clave : Livro Ilustrado; Guerra; Leitura Textual Visual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )