SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Quando as imagens substituem as palavras: a coleção "Imagens que contam", da Pato Lógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

GONZALEZ, Isabel Mocifio. Memória e história no álbum ilustrado: relações dialógicas entre texto e imagens. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.15-34. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp15.

Imersos numa sociedade dominada pela imagem, nos últimos anos, proliferaram álbuns ilustrados cujas temáticas, durante muito tempo, foram consideradas tabu, como as guerras, os conflitos e a morte. O objetivo deste trabalho é analisar a forma como se apresentam estas temáticas à infancia e à juventude actual, assim como ao leitor adulto. Esta abordagem far-se-á a partir dos álbuns ilustrados: Fumo (2008), de Antón Fortes e Joanna Concejo; e O Princípio (2012), de Paula Carballeira e Sonja Danowski. Consideramos que estas obras se constituem como propostas significativas pelas perspectivas adoptadas acerca das temáticas que tratam, bem como pela exigência de um leitor activo face à leitura visual que apresentam, um leitor que tem de ser capaz de interpretar as mensagens e as múltiplas conexões que se estabelecem entre o texto e a imagem, assim como as relações dialógicas que propiciam diferentes níveis de leitura. Adopta-se uma perspetiva comparativa a partir da qual se procura analisar como se constrói e se comunica o conhecimento do passado, que elementos contribuem para uma visão crítica da temática abordada e quais as principais estratégias autorais que caracterizam a leitura visual e textual. Estas leituras se assentam fundamentalmente na polissemia, na referencialidade externa, na função poética, na alteridade e num marco semântico que focaliza e delimita o campo da reflexão e da leitura interior. Por tudo isto, em ambas as obras, as palavras e as imagens possuem o valor de contribuir para a (re)criação da memória colectiva através de experiências particulares e de testemunhos que denunciam as atrocidades que marcaram o devir da História recente da humanidade, c.ja existência é preciso dar a conhecer à infância e à juventude para fomentar uma cultura da paz.

Palavras-chave : Livro Ilustrado; Guerra; Leitura Textual Visual.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )