SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Memory and history in the picturebook: dialogical relations between text and imagesPortuguese children’s literature and illustration in the 50s of the twentieth century: Sophia de Mello Breyner with Sarah Affonso and Maria Keil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

RAMOS, Ana Margarida  and  RODRIGUES, Carina. Quando as imagens substituem as palavras: a coleção "Imagens que contam", da Pato Lógico. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.35-56. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp35.

Este texto pretende analisar uma coleção de livros-álbum sem texto, intitulada Imagens que Contam, da editora portuguesa Pato Lógico, publicadas entre 2014 e 2017, à luz das teorias contemporâneas sobre o livro-álbum (ou livro infantil ilustrado), e sobre o poder narrativo das imagens. Debruça-se com especial ênfase sobre elementos peritextuais e temáticos, procedendo à leitura individual e comparada dos vários volumes, sublinhando a coerência da coleção. De autoria de alguns dos mais importantes ilustradores portugueses da atualidade, os seis volumes em análise, distinguidos com vários prêmios nacionais e internacionais, espelham bem a qualidade e a vitalidade da literatura para crianças e jovens em Portugal. Inserindo-se num tipo de publicação particular, esses volumes dependem exclusivamente dos elementos peritextuais e visuais para narrar uma história. No caso dos livros em análise, não só as imagens substituem completamente as palavras, como o texto impresso está completamente ausente do livro, já que o título e os créditos das publicações são também manuscritos pelos autores, assumindo-se como ilustração/imagem, apresentando aspetos visuais e/ou (tipo)gráficos comuns, que sugerem pistas de leitura e merecem estudo e reflexão.

Keywords : Livro-Álbum Sem Texto; Ilustração; Peritextos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )