SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Wordless picturebooks for small children: a look at the PNBE collection for early child educationWhich neighbors are these? Words, images and pedagogical practices building meaning for picture book author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

ARAUJO, Hanna Talita Gonçalves Pereira de. A formação estética na criação artística do livro­imagem. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.94-115. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp94.

Este artigo busca discutir os processos de criação artística considerando livros que são pensados para um tipo específico de público: as crianças. Os dados e as reflexões contidas neste texto fazem parte de uma pesquisa de doutoramento em Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas, que buscou compreender o processo de criação de narrativas visuais de artistas e leitura de imagem realizadas por crianças pré-escolares. Toma-se como referencial teórico no campo das Artes Visuais as contribuições de Ernest Gombrich e Fayga Ostrower. Assim, foram realizadas entrevistas com artistas brasileiros e franceses que narram suas intencionalidades, objetivos e concepções no momento da criação, tendo em vista a criança. Entender o processo de criação do livro­ imagem, nesse caso, é parte fundamental para compreender a obra finalizada, sob a ótica do produto final como resultado de problematizações, de escolhas e alterações feitas ao longo de todo o trajeto. Nesse sentido, torna-se visível a intenção de oferecer aos jovens leitores imagens que instigam o pensamento, alimentam o imaginário e educam o olhar para outras linguagens visuais.

Keywords : Literatura Infantil; Educação Estética; Criação Artística.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )