SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Los libros de imágenes para niños pequeños: una mirada sobre el acervo del PNBE para la educación infantil¿Qué vecinos son esos? Palabras, imágenes y prácticas pedagógicas construyendo significados para el libro ilustrado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

ARAUJO, Hanna Talita Gonçalves Pereira de. A formação estética na criação artística do livro­imagem. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.94-115. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp94.

Este artigo busca discutir os processos de criação artística considerando livros que são pensados para um tipo específico de público: as crianças. Os dados e as reflexões contidas neste texto fazem parte de uma pesquisa de doutoramento em Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas, que buscou compreender o processo de criação de narrativas visuais de artistas e leitura de imagem realizadas por crianças pré-escolares. Toma-se como referencial teórico no campo das Artes Visuais as contribuições de Ernest Gombrich e Fayga Ostrower. Assim, foram realizadas entrevistas com artistas brasileiros e franceses que narram suas intencionalidades, objetivos e concepções no momento da criação, tendo em vista a criança. Entender o processo de criação do livro­ imagem, nesse caso, é parte fundamental para compreender a obra finalizada, sob a ótica do produto final como resultado de problematizações, de escolhas e alterações feitas ao longo de todo o trajeto. Nesse sentido, torna-se visível a intenção de oferecer aos jovens leitores imagens que instigam o pensamento, alimentam o imaginário e educam o olhar para outras linguagens visuais.

Palabras clave : Literatura Infantil; Educação Estética; Criação Artística.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )