SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Os livros de imagens para crianças pequenas: um olhar sobre o acervo do PNBE para a educação infantilQue vizinhos são esses? Palavras, imagens e práticas pedagógicas construindo significados para o livro ilustrado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

ARAUJO, Hanna Talita Gonçalves Pereira de. A formação estética na criação artística do livro­imagem. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.94-115. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp94.

Este artigo busca discutir os processos de criação artística considerando livros que são pensados para um tipo específico de público: as crianças. Os dados e as reflexões contidas neste texto fazem parte de uma pesquisa de doutoramento em Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas, que buscou compreender o processo de criação de narrativas visuais de artistas e leitura de imagem realizadas por crianças pré-escolares. Toma-se como referencial teórico no campo das Artes Visuais as contribuições de Ernest Gombrich e Fayga Ostrower. Assim, foram realizadas entrevistas com artistas brasileiros e franceses que narram suas intencionalidades, objetivos e concepções no momento da criação, tendo em vista a criança. Entender o processo de criação do livro­ imagem, nesse caso, é parte fundamental para compreender a obra finalizada, sob a ótica do produto final como resultado de problematizações, de escolhas e alterações feitas ao longo de todo o trajeto. Nesse sentido, torna-se visível a intenção de oferecer aos jovens leitores imagens que instigam o pensamento, alimentam o imaginário e educam o olhar para outras linguagens visuais.

Palavras-chave : Literatura Infantil; Educação Estética; Criação Artística.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )