SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Aesthetic education in the artistic creative processes of the wordless picturebookThe picture book and the imagination: writer, illustrator and reader in an interactive connection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

SOUZA, Renata Junqueira de  and  LIRA, Marcela de Araújo. Que vizinhos são esses? Palavras, imagens e práticas pedagógicas construindo significados para o livro ilustrado. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.116-136. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp116.

O livro ilustrado não é definido meramente pela presença de imagem e de texto, mas pela carga significativa advinda dessa relação mútua, de modo que a interação entre as duas linguagens se faz indispensável para a produção de sentido. Considerando-se a escassez de pesquisas acerca do tema e a necessidade de dar mais visibilidade a esse tipo específico de obra, este artigo tem por objetivo verificar como ocorrem as interações entre palavras e imagens no contexto de livros ilustrados e propor estratégias de leitura para o trabalho com livros infantis. Primeiramente, serão abordados os elementos delimitadores do livro ilustrado e seus paratextos, utilizando os conceitos teóricos de Camargo (1995), Linden (2011), Nikolajeva e Scott (2011), no que diz respeito ao estudo dos livros ilustrados. Em seguida, serão propostas estratégias para a leitura da obra Meu vizinho é um cão, de Isabel Minhós Martins (2010), sob a perspectiva de Solé (1998) e Yopp e Yopp (2001). As estratégias de leitura aqui sugeridas têm como ponto em comum a intenção de refutar a ideia de que as imagens seriam simplesmente elementos facilitadores para crianças em processo de autonomia de leitura. Desse modo, as análises e as propostas expostas trazem como resultado um leitor que dialoga mutuamente com o texto verbal, visual e paratextos e pode, nesse sentido, compreender melhor um livro ilustrado.

Keywords : Livro Ilustrado; Estratégias de Leitura; Literatura Infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )