SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1La educación estética en la creación artística del libro-imagen sin palavrasEl libro ilustrado y la imaginación: escritor, ilustrador y lector en una trama interactiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

SOUZA, Renata Junqueira de  y  LIRA, Marcela de Araújo. Que vizinhos são esses? Palavras, imagens e práticas pedagógicas construindo significados para o livro ilustrado. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.116-136. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp116.

O livro ilustrado não é definido meramente pela presença de imagem e de texto, mas pela carga significativa advinda dessa relação mútua, de modo que a interação entre as duas linguagens se faz indispensável para a produção de sentido. Considerando-se a escassez de pesquisas acerca do tema e a necessidade de dar mais visibilidade a esse tipo específico de obra, este artigo tem por objetivo verificar como ocorrem as interações entre palavras e imagens no contexto de livros ilustrados e propor estratégias de leitura para o trabalho com livros infantis. Primeiramente, serão abordados os elementos delimitadores do livro ilustrado e seus paratextos, utilizando os conceitos teóricos de Camargo (1995), Linden (2011), Nikolajeva e Scott (2011), no que diz respeito ao estudo dos livros ilustrados. Em seguida, serão propostas estratégias para a leitura da obra Meu vizinho é um cão, de Isabel Minhós Martins (2010), sob a perspectiva de Solé (1998) e Yopp e Yopp (2001). As estratégias de leitura aqui sugeridas têm como ponto em comum a intenção de refutar a ideia de que as imagens seriam simplesmente elementos facilitadores para crianças em processo de autonomia de leitura. Desse modo, as análises e as propostas expostas trazem como resultado um leitor que dialoga mutuamente com o texto verbal, visual e paratextos e pode, nesse sentido, compreender melhor um livro ilustrado.

Palabras clave : Livro Ilustrado; Estratégias de Leitura; Literatura Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )