SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Which neighbors are these? Words, images and pedagogical practices building meaning for picture bookPicturebook and the metafictional narratives for children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

ZIMMERMANN, Anelise  and  FREITAS, Neli Klix. O livro ilustrado e a imaginação: escritor, ilustrador e leitor em uma trama interativa. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.137-150. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp137.

O objetivo deste artigo é estabelecer relações entre o livro ilustrado para a infância e o exercício da imaginação a partir da perspectiva do escritor, do ilustrador e do leitor. Para tanto, foram tomados como base os estudos referentes à imaginação desenvolvidos por Vygotsky, destacando o ato de imaginar como uma função essencial ao ser humano em um processo mediado e recíproco entre sujeito e mundo em uma complexa trama interativa. É nas experiências acumuladas pelo indivíduo, sua vivência e emoções, que a imaginação encontra a sua matéria-prima e que o ato imaginativo amplia suas relações com o mundo. Considera-se aqui o livro ilustrado como um elemento mediador desse processo. Com base nesses aspectos, foram analisados depoimentos e entrevistas de escritores, ilustradores e leitores os quais comentam sobre suas relações com o livro, o percurso criativo e o processo imaginativo. Por fim, as reflexões geradas corroboram a relevância do livro ilustrado não apenas na infância, mas no percurso de vida de seus leitores como indivíduos que se relacionam, formam e transformam o mundo.

Keywords : Livro Infantil; Imaginação; Interação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )